A escritura de imóvel é um documento público emitido pelo cartório de notas, que oficializa a compra e venda, ele serve para assegurar que ambas as partes estão de acordo com a operação.
Conheça os principais passos para tirar a escritura de imóvel:
O primeiro passo para tirar sua escritura é encontrar o cartório de Notas mais próximo, e quem ficará responsável por todo esse processo será o tabelião.
Reunir os documentos necessários nesse momento é importante, há uma documentação padrão para a maioria dos casos:
• Documento oficial com foto;
• CPF;
• Comprovante de endereço;
• Certidão civil (casamento, nascimento ou averbação de divórcio).
As certidões negativas servem para comprovar a regularidade dos pagamentos e documentos dos vendedores, e se prevenir de futuras surpresas ou qualquer dificuldade na compra do imóvel.
Já o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) é uma taxa geralmente paga pelo comprador e é calculada baseada no valor venal do imóvel, cerca de 1 a 5% desse valor.
O Tabelião irá analisar a documentação e a escritura será lavrada no Registro de Imóveis.
Depois, o profissional solicitará o comparecimento de todos os envolvidos para a assinatura de documentos.
O prazo para sair a escritura é de 30 dias, e quando finalmente ela estiver em mãos aproveite seu imóvel!
A escritura não é garantia de propriedade, somente o Registro de Imóveis é que dá essa garantia. Fique atento!
Veja mais sobre o Registro de Imóvel.
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