Blog da Leardi

Tudo o que você precisa saber sobre permuta de imóveis

  • 25/05/2021

A permuta de imóveis vem como uma ótima opção para você que já tem um imóvel, mas deseja se mudar. Essa possibilidade vem trazendo diversos benefícios para as negociações de bens entre pessoas.

Saiba como funciona e os cuidados que devem ser tomados para que a negociação não traga dor de cabeça no futuro.

 

O que é permuta de imóveis?

Quando vamos comprar ou vender um imóvel, na maioria das vezes, exigimos o pagamento em dinheiro, já com a permuta de imóveis esse pagamento pode ser feito através de outros bens. 

Esse tipo de negócio pode ser aplicado em qualquer transação com terrenos, casas, apartamentos e imóveis a serem construídos. E, os bens envolvidos não necessariamente precisam ter valores equivalentes. 

Uma grande vantagem desse tipo de negociação é conseguir a isenção do Imposto de Renda, uma vez que não houve envolvimento financeiro no negócio.

Mas, sendo o proprietário de um novo bem, é preciso se atentar a como esse imóvel deverá ser declarado no IR.


Esse tipo de negociação é permitido por lei?

Sim, esse tipo de transação é permitido e regulamentado por lei e, portanto, deve existir um acordo prévio entre as partes.

A negociação possui total segurança jurídica se devidamente documentada e registrada em cartório.


Como realizar uma permuta de imóveis?

Apesar de parecer uma transação simples, para o negócio ser sacramentado, ele precisa ser documentado em uma escritura pública registrada em cartório.

Ela deve conter todos os detalhes da permuta de imóvel, como:


  • Valor
  • Endereço
  • Dados completos das partes
  • Endereço do imóvel 
  • Tributos dos bens


Além disso, os custos relativos ao contrato de permuta devem ser repartidos entre os dois lados.

Trata-se de uma característica específica desse tipo de acordo, que se difere da tradicional compra e venda de imóveis, estabelecendo que a maioria das despesas são de responsabilidade do comprador.


O que deve ser levado em consideração antes de fazer o negócio?

Diversos especialistas defendem que a primeira coisa a ser feita antes de efetuar uma transação do tipo é conferir a situação legal dos bens.

Isso garante que nenhum problema pode ocorrer no futuro e acabar lhe prejudicando no futuro.

Além disso, é necessário verificar o preço do bem no mercado para evitar sair com o valor menor do que o bem que você vai dar em troca. 

Outra ótima dica é pedir a ajuda de uma corretora imobiliária, para que ela auxilie os envolvidos na negociação e em todas as questões burocráticas.


Você está interessado em realizar uma permuta de imóvel e está procurando uma imobiliária para te ajudar? Clique aqui e entre em contato com a unidade mais próxima de você!



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail