Blog da Leardi

Jardim América, o primeiro “bairro-jardim”

  • 30/07/2020

Jardim América é um bairro nobre da zona oeste da capital paulista e integra a região dos Jardins.

Uma curiosidade da região, que inclusive está ligada a escolha do nome do distrito, são os nomes das ruas. Todas as vias fazem referência a países do continente americano.

Devido ao seu valor histórico, arquitetônico e paisagístico, a região dos Jardins foi tombada em 1986 pelo CONDEPHAAT.


História

Jardim América foi o primeiro bairro projetado da cidade de São Paulo no estilo conhecido como “bairro-jardim”.

Este modelo baseia-se na ideia de aproveitar as vantagens do campo e eliminar as desvantagens da cidade grande, transformando a região em algo entre esses dois. Esse tipo de urbanização tinha como promessa oferecer qualidade de vida aos moradores.

O distrito foi encomendado pela City of São Paulo Improvements and Freehold Company Limited e projetado por ingleses que já construíram o recanto pensando em um público de alto padrão, loteando as terras para pessoas com alto poder aquisitivo.

A Companhia City desenvolveu diversas restrições para garantir a qualidade ambiental e visual. Tais procedimentos eram inéditos no Brasil. Entretanto, por consequência dessas exigências, a obra que começou em 1913, demorou 16 anos para ser finalizada.

Em 1929, junto com a inauguração do bairro, um decreto municipal definiu a proibição de construção de prédios não-residenciais na área, o que estabeleceu a região em um padrão elevado e valorizado.

Através de negociações entre a City e a prefeitura de São Paulo, a empresa doou terrenos para a instalação do Club Athletico Paulistano e a Sociedade Harmonia de Tênis, visando estimular a prática esportiva entre os moradores, e também para a construção da Igreja Nossa Senhora do Brasil, uma das mais tradicionais de toda a capital paulista.

Atualmente, o bairro Jardim América é um dos mais valorizados do município e um dos mais caros para se morar.


Mobilidade

Vias importantes da cidade cruzam o bairro, como a Avenida Rebouças, Avenida Brasil, Avenida Nove de Julho e a Rua Colômbia.

Por ser um bairro majoritariamente residencial, somente nessas vias mais movimentadas é possível encontrar os pontos de ônibus.

A região ainda dá acesso a importantes ruas e avenidas, como a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Avenida Europa e a Rua Augusta.

A região tem proximidade com as estações Oscar Freire e Fradique Coutinho, ambas da linha 4-Amarela do metrô.


Lazer

Este é um tranquilo bairro da região, planeja para ser majoritariamente residencial, mas nem por isso é um bairro sem lazer.

Em seu território encontram-se os consulados chinês, espanhol, peruano, português, russo e uruguaio, sendo o bairro com o maior número de embaixadas na capital paulista.


Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Localizada na Praça Nossa Senhora do Brasil, esta igreja é famosa por receber casamentos e outras celebrações da elite paulistana e de celebridades.

Construída em 1940 com o estilo neobarroco pelo arquiteto Bruno Simões Magro, a paróquia faz referência a outro importante prédio da religião católica, a Igreja de São Francisco, localizada na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

A construção é muito admirada pelo seu acabamento em azulejos de cerâmica, madeira de lei trabalhada e as cúpulas de pastilhas de porcelana.


Club Athletico Paulistano

Esta é uma das associações culturais mais tradicionais de São Paulo, fundada em 1900, mas foi em dezembro de 1917 que o clube foi estabelecido entre a Rua Honduras e a Rua Estados Unidas, no Jardim América.

Com uma área de mais de 41 mil m², o clube promove diariamente diversas atividades esportivas, culturais e sociais.

Além do impressionante número de 40 modalidades esportivas diferentes, o espaço conta com cinema, teatro, festas, shows, exposições de artes plásticas, cursos e workshops.


Sociedade Harmonia de Tênis

Este tradicional clube esportivo foi fundado em 1930 com a junção da Sociedade Paulista de Tênis com a Sociedade Harmonia de Dança e exerceu um papel fundamental para a inserção desse esporte no Brasil.

Desde sua formação, a associação fez parte da história das transformações sociais do país e, principalmente, da capital paulista. O clube sedia seu espaço para que representantes de grandes mudanças sociais, como os direitos trabalhistas e o voto feminino, pudessem discutir e disseminar suas ideias.

A Sociedade Harmonia de Tênis foi então considerada um dos primeiros espaços para a prática de esportes, mas também para as relações sociais.


Mercado Imobiliário

A região conhecida como “Jardins” é formada pelos bairros Jardim Paulista, Europa, América e Paulistano. Juntos, eles formam um consagrado reduto de lazer e artes de São Paulo.

O distrito tem uma localização estratégica entre a Zona Oeste e Zona Sul, sem se distanciar tanto do centro, e é conhecido pelos imóveis de alto padrão, seja residencial ou comercial.

O Jardim América é considerado como “Zona de Valor A” pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail