Blog da Leardi

O que é “efeito home office”?

  • 21/07/2020

A pandemia do novo coronavírus causou mudanças sociais em todo o mundo e em vários ramos da sociedade. Com o mercado imobiliário não foi diferente e um novo termo surgir para explicar o momento pelo qual estamos passando.

O chamado “efeito home office” nada mais é do que um termo criado por especialistas para definir a atual mudança nos hábitos de trabalho e moradia dos brasileiros.

Com a obrigatoriedade de permanecer em casa, muitas pessoas ao redor do mundo se viram readaptando seus hábitos e moradias para trabalhar em casa.

Enquanto a casa passou a precisar de um espaço dedicado ao trabalho remoto, os escritórios deixaram de ser vistos como essenciais.

Essa transformação tem sido observada desde o início do isolamento em 2020.

Segundo pesquisa do IBGE, durante o período mais intenso de distanciamento social, a tecnologia permitiu que 8,9 milhões de brasileiros permanecessem trabalhando em home office.

Dados analisados mostram que somente 1,2 milhões de pessoas trabalhavam nessa modalidade no ano passado.

Escritório menores passaram a ser mais procurados, seja por empresas novas que aproveitaram para abrirem com um espaço reduzido ou seja por negócios que optaram por economizar na locação e manutenção dos seus espaços.

Com grande parte dos funcionários trabalhando remotamente, os empresários viram como uma vantagem reduzir as salas comerciais que ocupavam economizando na conta de luz, internet e na própria locação.

O escritório passou a ser visto e mantido como um espaço somente para receber clientes ou para serviços que precisem de máquinas ou programas específicos para serem realizados.

Ainda não se sabe se essa flutuação nos hábitos é passageira ou se tornará o novo comum pós-pandemia do novo coronavírus, mas continue acompanhando o blog da Paulo Roberto Leardi para ficar por dentro de todas as análises de mercado!


Veja também nossa matéria sobre ressignificação de espaços para entender mais sobre essa tendência social.




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